Atualmente, as escolas de Biomedicina seguem as novas tendências educacionais, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina, aprovadas no Parecer nº 104, de 13 de março de 2002, e consolidadas pela Resolução nº 2, de 18 de fevereiro de 2003, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, sendo complementadas e expandidas cada vez mais através das Resoluções Federais do seu conselho.
Para entendermos a pesquisa posterior, "Sinopse da Educação Superior - 2014", realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas - INEP, é preciso, resumidamente, entender as classificações de instituições superiores estabelecidas pelo Decreto nº 5773/06 do Ministério da Educação - MEC. São elas: Faculdade, Centro Universitário e, Universidade.
- FACULDADE: Qualquer instituição superior credenciada ao MEC, nasce nesse grau, sendo o mais elementar de uma instituição.
As caracterizações de Centro Universitário e Universidade, dependem do credenciamento específico de cada instituição, tendo por características:
- CENTRO UNIVERSITÁRIO: dotado de autonomia para a criação de cursos e vagas na sede, está obrigado a manter um terço de mestres ou doutores e um quinto do corpo docente em tempo integral.
- UNIVERSIDADES: dotada de autonomia na sede, pode criar campus fora de sede no âmbito do Estado e está obrigada a manter um terço de mestres ou doutores e um terço do corpo docente em tempo integral.
Sabendo dessa classificação, podemos analisar que, de acordo com a sinopse de ensino superior, em 2014, um total de 255 cursos espalhados pelo Brasil, são:
PÚBLICA
|
PRIVADO
|
||
FED.
|
EST.
|
MUN.
|
|
18
|
7
|
3
|
227
|
Assim, já percebemos que 89% dos cursos de Biomedicina no Brasil são ofertados por instituições de ensino privadas. Porém, todos ofertados por instituições públicas são disponibilizados em Universidades:
UNIVERSIDADES. TOTAL: 103
PÚBLICA
|
PRIVADO
|
||
FED.
|
EST.
|
MUN.
|
|
18
|
7
|
3
|
75
|
Os Centros Universitários dispõem um total de 51 cursos, e as Faculdades dispõem um total de 101 cursos, de âmbito privado.
Já em 2016, de acordo com o MEC, obtêm-se no Brasil, 342 cursos de Biomedicina em atividade, um aumento em dois anos, de aproximadamente 34,11%, sendo:
- 340 cursos presenciais
- 2 cursos à distância.
Na Bahia, segundo o MEC, em 2016, percebe-se:
TOTAL: 28
|
|
PÚBLICO
|
PRIVADO
|
1 (UESC*)
|
27,
sendo 1 à distância (CEUCLAR**)
|
*UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
**CEUCLAR - Centro Universitário Claretiano
A Bahia segue as perspectivas nacionais, já que sua maioria de cursos são ofertados por instituições privadas, sendo oferecido apenas por uma instituição de ensino pública, a UESC, no interior do Estado.
Para saber mais sobre o curso, em uma busca interativa por regiões, estados, cidades, e outros infinitos filtros, entre no portal do E-MEC:
Para analisarmos os matriculados e concluintes, devemos analisar através da Sinopse de Educação Superior de 2014 (última realizada). Então:
Seleção de vagas novas e por programas especiais, oferecidas por processo
seletivo
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Vagas oferecidas
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Candidatos inscritos
|
Ingressos
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36611
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96645
|
21231
|
Com isso, percebemos que a relação de candidatos inscritos com os ingressos, obtém uma concorrência geral de 4,5 candidatos por vaga.
Observamos também, que há uma defasagem entre as vagas oferecidas e ingressos, que são explicadas pelas outras formas de ingresso (programas especiais e vagas remanescentes), e também, por abandono do curso.
Em 2014, obteve um total de 50715 MATRICULADOS no curso, dividindo-se em:
PÚBLICA
|
PRIVADO
| ||
FED.
|
EST.
|
MUN.
| |
3503
|
849
|
294
|
46069
|
E podemos obter sobre concluintes:
CONCLUINTES. TOTAL: 5624
PÚBLICA
|
PRIVADO
| ||
FED.
|
EST.
|
MUN.
| |
528
|
144
|
41
|
4911
|
Com isso, se pegarmos a soma dos ingressos novos com os de vagas remanescentes, e compararmos com os concluintes, obteremos:
- Um boom de 17594 ingressos a mais que concluintes no ano de 2014. Assim, podemos entender um inchaço nesse espaço profissional.
Hoje, os profissionais Biomédicos espalham-se por todas as esferas científicas de
nossas Universidades, Institutos de Pesquisas, Laboratórios de Análises
Clínicas, Bancos de Sangue, indústria de Desenvolvimento Tecnológico e
Comercialização de Técnicas de Diagnósticos Laboratorial, Assessoria de apoio a
Serviços Médicos; na condição de graduados, Mestres, Doutores ou Livres
Docentes no Brasil e no Exterior.
Para o
reconhecimento dessas atribuições, o Biomédico, além da comprovação curricular,
deverá comprovar a realização de estágio mínimo em instituições oficiais ou
particulares, reconhecidas. Além disso, para o exercício legal dessas
atividades, torna-se indispensável a inscrição do Biomédico no Conselho
Regional de Biomedicina da sua jurisdição.

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